quinta-feira, 31 de março de 2011

Mosteiro da batalha

Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar por D.João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.[Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910.


Joao Oliveira ;D

Notre Dame Chartres

A primeira universidade portuguesa foi de facto fundada em Lisboa, em 1290 por diploma de D. Dinis, de 1 de Março, sob autorização do Papa Nicolau IV, e transferida em 1308 para Coimbra. Aparentemente, as fundações do primeiro edifício desta universidade encontram-se num local denominado Pátio dos Quintalinhos - a entrada é no n.º 3 das Escolas Gerais.
A Universidade de Lisboa foi fundada e extinta (ou transferida para Coimbra) por diversas vezes. Para além disso, algumas das suas instituições já existiam antes de 1911 tendo sido posteriormente agregadas na universidade, num processo contínuo que parece ainda não ter terminado.
A universidade foi várias vezes transferida de Lisboa para Coimbra e vice-versa. Assim, em 1308 é transferida para Coimbra, em 1328 volta para Lisboa, sendo novamente transferida para Coimbra em 1354. Em 1357 regressa a Lisboa sendo ainda neste ano que, por bula do papa Gregório IX, a universidade passa a conferir os graus de bacharel, licenciado e doutor. Finalmente,em 1537, regressa definitivamente a Coimbra, onde fica como instituição única de ensino superior em Portugal.
Só no século XIX foram fundadas em Lisboa a Régia Escola de Cirurgia, que deu origem à Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e finalmente à actual Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Academia de Belas Artes, instalada no Convento de S. Francisco da Cidade, que deu origem à Faculdade de Belas-Artes, e a Escola Politécnica, agora Faculdade de Ciências.
No entanto, durante os 160 anos em que a Universidade se manteve em Lisboa (por decisão de D.João I), entre os séculos XIV e XVI, no período dos Descobrimentos, distinguiram-se alguns dos seus alunos e professores, entre outros, Gil Eanes, Pedro Nunes e Garcia de Orta.
Em 1907 os alunos da Universidade de Coimbra exigem durante a Greve Académica de 1907 a criação da Universidade de Lisboa com o intuito de se leccionar o curso de Direito, acabando desta maneira o monopólio da Universidade de Coimbra na leccionação deste curso.

domingo, 27 de março de 2011

Batalha do Salado


A Batalha do Salado consistiu num enorme exército Mouro que invadiu Castela com o objectivo de reconquistar a península.
Surge no reinado de D. Afonso IV que decidiu ajudar o rei de Castela, D. Afonso XI, seu genro, com o qual não tinha boas relações.
Ajudou-o não só pelo pedido feito por sua filha D. Maria de Portugal - a Fermosíssima Maria, mas também por questões políticas e estratégicas, visto que se Castela fosse possuída pelos Mouros, teria Portugal que enfrentar o exército africano sozinho, o que dificultava ainda mais a vitória.


Andreia Marques

sábado, 26 de março de 2011

Recados

meninos:
não se esqueçam de colocar imagens dos edificios góticos...
já enviei para o mail o power point das ordens mendicantes que sai para o teste essa matéria..
não se esquecam de enviar os trabalhos para o meu mail, nem de fazer os trabalhos de casa..
para o teste sai:
-romanico e gotico
- as ordens mendicantes
- o ensino( escolas urbanas e universidades)
a pergunta de desenvolvimento será sobre os trabalhos apresentados- Quatidiano na Idade Media ( as  mulheres, alimentaçao, lazer, violencia, a fé o clero,o amor e a familia..)
estão os recados dados..
bom trabalho..
a professora.